desporto mocambicano

Paulo Mazivila empossado Presidente da FMB no dia que se celebraram 132 anos da criação do basquetebol  

  • 945

Paulo Mazivila, foi na manhã desta quinta-feira, 21 de Dezembro, empossado para o cargo de Presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol para o mandato de quatro anos, que vai de 2024 a 2028, sucedendo no cargo a Roque Sebastião que viu o seu mandato findar. 

 

Por Alfredo Júnior

 

A 21 de Dezembro de 1891, o professor de educação física James Naismith iniciava a história do basquetebol e justamente 132 anos depois, Paulo Mazivila foi empossado para dar uma nova história à modalidade moçambicana, após a sua eleição a 13 de Dezembro numa Assembleia Geral em que foi o único concorrente ao cargo, tendo recebido um total de oito votos das 10 Associações provinciais que estiveram presentes neste acto eleitoral que teve lugar na cidade de Maputo. 

 

O acto de posse foi testemunhado por representantes do governo, nomeadamente o Inspector Geral do Desporto, Sidónio Chavisse, e o Director Nacional do Desporto de Rendimento, Francisco da Conceição, bem como pelo Presidente da FIBA-África, Aníbal Manave, para além de representantes do Comité Olímpico de Moçambique, da Universidade Eduardo Mondlane, entre outros convidados. 

 

Na hora de assumir o leme da bola-ao-cesto nacional, Mazila elegeu sete pilares para levar avante o basquetebol nacional, nomeadamente: sustentabilidade; operacionalidade; formação; arbitragem; massificação; marketing; e competição. 

 

No âmbito do alargamento do quadro competitivo o elenco de Mazivila se propõe a reintroduzir a Taça de Moçambique, bem como novas competições como a Taça da Liga em estreita colaboração com a Liga Moçambicana de Basquetebol por forma a aumentar o número de provas disputadas no país. 

 

Na ocasião, o Presidente da FIBA-África e do Comité Olímpico de Moçambique, Aníbal Manave, recordou aos empossados que a família do basquetebol é muito exigente, tecendo críticas para o desenvolvimento da modalidade, apelando à Paulo Mazivila a saber lidar com a mesma para o bem da modalidade, colocando a bola-ao-cesto nacional noutro patamar. 

 

Por seu turno, o Inspector Geral do Desporto, Sidónio Chavisse, teceu fortes elogios a Direcção cessante encabeçada por Roque Sebastião, sendo que em relação aos recém-empossados alertou para que o elenco de mantenha coeso e funcional desde o princípio ao fim do mandato, para que não ocorram abandonos dos membros ao longo do período vigente do mandato. 

 

O primeiro ano de actividade do novo elenco será marcado pela movimentação de várias selecções, a começar pela equipa sénior masculina que em Fevereiro deverá tomar parte na janela de pré-qualificação para o AfroBasket 2025, bem como estão agendadas para o próximo ano provas do combinado nacional sénior feminino que vai participar na pré-qualificação ao Campeonato do Mundo, para além de provas nos escalões de formação Sub-16 e Sub-18. (LANCEMZ) 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .